MURTOSA: ESCUTEIROS INICIAM ESTE FIM-DE-SEMANA ACAMPAMENTO REGIONAL.

Aveiro, Lisboa, Portalegre e Castelo Branco, Setúbal, Viseu, Açores, Guarda, Algarve e Santarém realizam entre agosto e setembro os acampamentos regionais para jovens com idades entre os 6 e os 22 anos.

Na Torreira estarão juntos mais de 2 mil em atividades náuticas, desportos de aventura, ações de serviço e jogos culturais. O dia aberto, no domingo, coincide com a abertura oficial do campo, a partir das 10 da manhã. O términus da cerimónia de abertura inclui a celebração da Missa, às 16h.

A atividade, que decorre em regime de acampamento, terá a sua base num espaço de cerca de 15 hectares, preparado e cedido pela Câmara Municipal da Murtosa, ao lado da Capela do S. Paio, dos campos desportivos e da Escola Básica Integrada da Torreira.

ACAREG tem como imaginário “MaRia Mar, quero-Te… encontrar”. As atividades a desenvolver inspiram-se na história de uma jovem, MaRia Mar, que nasce a bordo de um navio numa viagem para a América num dos muitos episódios de emigração que marcaram as gentes da Ria e que vive em cada dia o sonho de conhecer a sua Terra, essa terra que só conhece de histórias que vai ouvindo.

A pretexto deste desejo, os escuteiros vivenciam nas atividades os valores do encontro na família (lobitos), com a natureza (exploradores), com a cultura (pioneiros) e na comunidade (caminheiros).

A Região de Aveiro (organização do escutismo católico que corresponde à Diocese) tem 45 agrupamentos, num total de 3350 escuteiros.

O ACAREG é a maior atividade promovida pela Região de Aveiro. Os últimos ACAREG aconteceram em Estarreja (1999), na Serra do Arestal (Sever do Vouga, 2004) e na Vagueira (Vagos, 2009).


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt