O Festival “Ria a Gosto” promete quatro dias de gastronomia e convívio em torno dos produtos da ria com o marisco em destaque. Para a Câmara de Ílhavo, tanto o 8.º Festival de Marisco da Costa Nova que decorrerá até domingo, no relvado, como o Festival do Bacalhau, em meados de Agosto na Gafanha da Nazaré, são marcas do Município.
“O festival de marisco, em parceria com o Illiabum, pela marca e pela qualidade que tem vindo a apresentar vai continuar a ter sucesso. A população, em momento de crise, necessita de se divertir e ter momentos de lazer. Há que gozar a vida. Estes dois festivais são marco no Município. Não podem deixar de existir”.
O autarca diz que há redução no investimento mas sem colocar em causa a qualidade organizacional. “O investimento, de forma grosseira, baixou mas não baixa a determinado patamar. Há valores que são estáveis e onde não há por onde cortar. Se queremos ter qualidade não podemos baixar a um limite que ponha em causa os festivais”.
Numa organização conjunta entre a Câmara de Ílhavo e o Illiabum Clube, o festival é dedicado aos produtos da ria de Aveiro. Artur Aguiar, presidente do Illiabum, elogia o sistema de voluntariado e diz que o festival está estabilizado.
“O festival atingiu um ponto que entendemos que seria o ideal manter. Não dá para alterar mais nada. Crescer demais podia ser incontrolável. Não podemos querer tudo. Já levarmos o que estamos a fazer dá um trabalho incrível”. Diário de Aveiro |