A Associação de Moradores da Senhora dos Campos, antiga Colónia Agrícola da Gafanha, realiza no próximo dia 10 de Agosto mais uma festa de homenagem ao Colono. Oriundos de várias regiões do país, os primeiros Colonos começaram a ocupar as casas em 1952 e os últimos chegaram em 1956.
Dos 77 casais (designação dada à habitação ou fogo) construídos, ainda que o projeto inicial previsse 75, apenas 22 foram ocupados cumprindo os requisitos estabelecidos. A ocupação dos restantes foi apenas temporária devido às condições adversas.
O encontro festivo pretende promover o reencontro e o convívio entre a população do lugar e amigos dispersos, alguns provenientes fora da região de Aveiro e do estrangeiro.
Haverá Missa de Ação de Graças pelos Colonos, suas famílias e todos quantos colaboraram na construção deste lugar; cerimónia com hastear de bandeiras e a deposição de um ramo de flores junto à placa que contém os nomes dos 44 "Colonos" que se radicaram de forma permanente no lugar e dos quais cerca de uma dezena ainda se encontram “vivos”.
O dia inclui Porto de Honra e almoço convívio na Vista Alegre. Diário de Aveiro |