DIA DA MULHER: ESTUDO DO GEMEO CONCLUI QUE FLORES E CARINHO SOBEM AO TOPO DAS PREFERÊNCIAS EM DIA DE CELEBRAÇÃO.

Flores e carinho lideram as preferências na Celebração do Dia da Mulher. Um estudo do GEMEO/IPAM vem esclarecer o grau de reconhecimento da data e as preferências dos consumidores. Saber que há um Dia da Mulher nem sempre significa que a agenda tem o dia 8 de Março reservado para as mulheres.

Há quem o coloque na categoria dos dias “normais” (31,4%), outros falam em dia de atenção especial às mulheres / dia de homenagem (42,5%) ou até mesmo um dia para celebrar conquistas sociais, políticas e económicas (12%) mas todos concordam que é uma data de referência do calendário das famílias portuguesas. Apesar disso quase metade dos inquiridos não consegue indicar a data correta.

A oferta de flores é mais do que um clássico e continua a corresponder à expectativa das mulheres. O estudo desenvolvido pelo GEMEO/IPAM analisa as vivências dos portugueses e conclui que há um toque clássico nas prendas desejadas e uma adequação aos tempos de contenção financeira.

Já não são apenas os diamantes os melhores amigos das mulheres quando atenção e carinho sobem na escala dos desejos para a celebração do Dia da Mulher.

O estudo indica que os bens materiais são secundarizados e que os afectos ganham terreno na celebração do Dia da Mulher. A maioria das mulheres quer receber flores (48,7%); uma surpresa, atenção e carinho (10,3%); viagens, fim-de-semana romântico ou tratamento spa (9,4%), livros, roupa ou perfumaria.

E ao desejo das mulheres corresponde quem tem intenção de celebrar a data uma vez que as flores estão no topo das preferências de quem oferece (49,8%), deixando a larga distância valores como atenção e carinho (11,5%), perfumaria e cosméticos (10,2%) ou roupa, bijuteria e acessórios (9,8%).

Apesar de considerarem o dia da Mulher como data importante (55,8%) a maioria dos entrevistados (64,2%) que reconhece a data assume não ter a intenção de a celebrar. E se é esmagador o número de entrevistados que conhecem ou já ouviram falar do Dia da Mulher (96,1%), cerca de 51,8% afirmam não saber qual o dia ou então erram na data.

As mulheres apreciam o reconhecimento e colocam a referenciação da data como elemento importante ao ponto de desejarem receber prendas no Dia da Mulher (48,8 % da população feminina entrevistada). As entrevistas revelam que 37,2% dos entrevistados (homens ou mulheres) gostam de oferecer prendas alusivas ao dia da mulher.

Se for analisado pelo prisma do sexo feminino, o Dia da Mulher é um dia de atenção especial (21,4%), dia de homenagem (16%) e um dia para celebrar conquistas sociais, políticas e económicas (15,2%). No universo feminino há 31,5% de entrevistadas que não dá especial importância ao dia.

Para os homens, o Dia da Mulher pode ser sintetizado como dia de atenção especial e homenagem às mulheres (48,3%) contrastando com os 31,2% de entrevistados que o classificam como um dia normal.

O comércio tradicional (48,8%) e os mercados (10,4%) ganham vantagem quanto ao local de compras no Dia da Mulher, facto que estará intimamente relacionado com o tipo de ofertas e com as floristas em plano de destaque.

Os centros comerciais surgem como alternativa para 36% dos inquiridos e as compras online são opção para 2,8% das pessoas que assinalam o dia em particular para as mulheres (4,3%).

O estudo foi desenvolvido junto de 511 indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas, entre os dias 20 e 27 de Fevereiro, através de entrevista telefónica.

texto: GEMEO
Diário de Aveiro


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