ESTARREJA: DEPUTADOS DO PS ABANDONAM AM EM PROTESTO.

Os membros da Assembleia Municipal do Partido Socialista, os Vereadores do PS e também os membros da Assembleia da CDU, abandonaram a reunião da Assembleia Municipal da passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro, em sinal de protesto pela forma como se processou em Janeiro a eleição do Presidente da Mesa.

Os membros da Assembleia participaram no primeiro ponto da ordem de trabalhos (votação das atas das reuniões anteriores) mas abandonaram a reunião logo de seguida.

Diamantino Correia, do PS, considerou que, na eleição do Presidente da Mesa, «Carlos Amador decidiu contra a lei e contra a mesma interpretação que fez com que José Eduardo Matos fosse eleito presidente três meses antes», tendo «encerrado a sessão de forma abrupta, sem colocar a interpretação do artigo à consideração da assembleia, nem ter aprovado a ata da reunião».

O PS considera que os membros da assembleia «ficaram impossibilitados do exercício de alguns direitos previstos na lei e no regimento da Assembleia nomeadamente quanto ao direito de recurso.

Desse modo «como forma de protesto pelo modo como a reunião terminou; pelo modo arbitrário e ilegal com que se pretendeu eleger o novo presidente; pela clara violação dos direitos dos membros da assembleia face às prerrogativas que estão ao seu dispor e que constam do regimento», o PS quis com esta ato «marcar de um modo firme e decidido, o mais veemente repúdio contra este tipo de atitudes que nada dignificam os órgãos políticos, a liberdade e a democracia».


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt