OVAR: INÊS ZUBER QUESTIONA A COMISSÃO EUROPEIA SOBRE A DEFESA DA ORLA COSTEIRA.

A eurodeputada do PCP, Inês Zuber, questiona a Comissão Europeia sobre a defesa da orla costeira em Portugal. Quer saber “que apoios estão disponíveis para investigação e estudos sobre as soluções técnicas e científicas a aplicar no caso em apreço e para a realização de obras e intervenções concretas” e pergunta se “já foram mobilizados fundos comunitários para intervenções na zona litoral do concelho de Ovar”.

Este é o passo dado depois da visita feira às praias da Cortegaça e do Furadouro, no concelho de Ovar, no dia 31 de Janeiro.

“A zona litoral do concelho de Ovar (Esmoriz, Cortegaça, Furadouro, Maceda) é das mais afetadas pela erosão da zona costeira, tendo o mar já avançado cerca de 100 metros em 50 anos, na Praia do Furadouro. Para além dos danos materiais causados, são também os impactos ao nível da destruição de habitats naturais de enorme valor ambiental que estão em causa”, salienta a deputada que defende “uma resposta integrada” que impeça ou diminua os riscos para a população, “que não se limite a arranjar o que foi destruído, mas que impeça a repetição dos danos, ano após ano”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt