Autarcas e associações empresariais do Norte e Centro do país manifestaram "uma convergência inédita" ao indicarem um novo corredor ferroviário entre Aveiro e Vilar Formoso como "a prioridade das prioridades" no próximo quadro comunitário.
O anúncio foi feito após o encontro que, para além de vários autarcas das duas regiões (como do Porto, Braga, Viseu e Guarda), reuniu, no centro de congressos do Europarque de Santa Maria da Feira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o seu homónimo no Centro, o secretário-geral do Eixo Atlântico, vários especialistas em transportes e os responsáveis máximos da Associação Empresarial de Portugal (AEP), da Associação Industrial do Minho e do Conselho Empresarial do Centro.
Terminado o encontro, o presidente da AEP, José António Barros, declarou que "este corredor entre Aveiro e Vilar Formoso deve ser a prioridade do país, com as devidas ligações aos quatro portos existentes entre Viana do Castelo e a Figueira da Foz".
"Hoje verificou-se um grande consenso quanto a essas infraestruturas, que não são de interesse regional e sim de interesse nacional, por serem motores da economia e das exportações estrangeiras", realçou José António Barros.
Almeida Henriques, porta-voz dos autarcas enquanto presidente da Câmara Municipal de Viseu, admitiu que os fundos europeus disponíveis para a área dos transportes no período 2014-2020 serão restritos, de acordo com o documento que o Governo tem agora em fase de consulta pública e que anuncia "pouco mais de três mil milhões de euros para estas infraestruturas". Contudo, por isso mesmo, o autarca recomenda que sejam privilegiadas obras "estruturantes e que façam a diferença em termos de futuro". Diário de Aveiro |