IGREJA: JORNADAS DE FORMAÇÃO PERMANENTE COMEÇARAM HOJE EM ALBERGARIA.

Começaram esta manhã, em Albergaria-a-Velha, as Jornadas de Formação Permanente, promovidas pela Diocese aveirense.

Até quinta-feira, na Casa Diocesana, realizam-se acções de formação subordinadas ao tema “Da Missão à Evangelização e da Evangelização à Missão – Itinerários de Fé”.

Bispos, Sacerdotes, Diáconos e leigos, aprofundam conhecimentos sobre o processo de evangelização.

"Este tema integra-se no dinamismo encontrado e na vivência feita ao longo da Missão Jubilar. Estamos em tempo de avaliação da Missão e daí queremos prosseguir no futuro. É com esse 'espírito' que aqui estamos e daqui partiremos. Sempre quis que a Missão Jubilar fosse projecto e realização de uma Igreja inteira e presente em terras de Aveiro. Assumimos fazer um caminho 'conjunto' de comunidades, movimentos, serviços e instituições, essa, é uma das vivências marcantes da nossa Missão Jubilar que nos ensinou a dar passos novos em direcção a Cristo e ao povo. Vamos partir daqui com reafirmada esperança rumo ao futuro", disse na sessão de abertura, D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro.

"Sonho, como o Papa Francisco, com uma Igreja que seja como uma mãe de coração aberto, capaz de ir em direcção aos outros, chegar às periferias, missionária e capaz de transformar tudo, para que os costumes, estilos, horários, linguagem e a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo actual. Sonho com uma Igreja mais de surpresas do que de hábitos e, como dizia João Paulo II, toda a renovação da Igreja terá como alvo a Missão. Evangelizar é colocar a Igreja em estado de Missão que nos deve fascinar", referiu.

Destaque para a presença de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança, no primeiro dia das jornadas, e de D. Dominique Rey, Bispo de Toulon (França), no segundo e terceiro dias.

No último dia terá lugar uma conferência aberta a toda os diocesanos, orientada pelo Padre Georgino Rocha, sobre a “A Exortação Evangelii Gaudium e os desafios para a vida da Igreja”. Será às 21h00 no Seminário de Aveiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt