SEF ABRE CONCURSO PARA ADMISSÃO DE 45 NOVOS INSPECTORES

Para o SEF, a abertura deste concurso reveste-se da “maior importância”, tendo em conta que o último ingresso de inspectores-adjuntos ocorreu em 2003.
Fonte do SEF disse à agência Lusa que o concurso para novos inspectores é destinado a funcionários públicos com licenciatura e não devem ter idade superior a 40 anos.
Numa nota, o SEF indica que as recentes alterações ao estatuto do pessoal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras veio permitir que os novos inspectores sejam recrutados internamente na função pública.
Nesse sentido e após autorização da tutela, o director do SEF deu início aos procedimentos necessários ao processo de recrutamento que permitirá a admissão de 45 novos inspectores-adjuntos.
A mesma fonte adiantou que a abertura do concurso será publicada nos próximos dias, estando previsto que o estágio, com uma duração mínima de seis meses, tenha início no último trimestre do ano.
O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF), Acácio Pereira, disse que à Lusa que a abertura de um concurso para novos inspectores é “um avanço”, mas considerou que os 45 novos elementos são “insuficientes”.
Segundo Acácio Pereira, um dos principais problemas do SEF é a falta de inspectores, uma vez que desde 2003 não há novas admissões neste serviço de segurança.
O presidente do SCIF/SEF adiantou que um estudo realizado pelo sindicato apontava para a necessidade de cerca de 200 inspectores, por isso, este número de novos elementos é “insuficiente”.
O sindicalista disse também que novos inspectores são necessários em todo o país, mas as maiores carências são sentidas nos Açores, Algarve, Lisboa e portos marítimos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt