Os dados de um inquérito à satisfação dos residentes na Região Centro revelados pela Comissão de Coordenação diz que 61% dos residentes na Região Centro estão globalmente satisfeitos. Trata-se, ainda de acordo com a mesma estrutura, de um valor “muito superior à média nacional”.
É uma das conclusões do inquérito de satisfação feito aos residentes da Região Centro, no âmbito do Barómetro Regional que está a ser desenvolvido pela CCDRC e que contempla 25 indicadores, sendo um deles o grau de satisfação dos residentes.
Os resultados alcançados junto de mais de 500 inquiridos, no passado mês de Setembro, mostram que 7% dos inquiridos estavam “muito satisfeitos”, 54% “satisfeitos”, 24% “não muito satisfeitos” e 15% “nada satisfeitos”.
Comparando estes resultados com os da última vaga disponível do Eurobarómetro, referente a maio de 2013, em que a mesma questão foi colocada, verificamos que os residentes na Região Centro estão menos satisfeitos do que a média dos cidadãos europeus, mas muito mais satisfeitos do que a média dos cidadãos portugueses.
Pedro Saraiva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), sublinha que “este trabalho pioneiro a nível regional em Portugal, que se pretende repetir com periodicidade anual, retrata bem o panorama das perceções existentes nos residentes do Centro de Portugal, permitindo retirar conclusões da maior relevância para a construção do desenvolvimento regional, sub-regional e local.
Na Região Centro, as taxas de desemprego e de desemprego jovem são as menores de entre todas as sete regiões do país, e sucessivas aferições da qualidade de vida mostram ser aqui que se situam alguns dos melhores espaços para viver em Portugal.
Em todas as oito novas NUTS III da Região Centro o valor médio de satisfação dos residentes supera a média nacional. Os resultados das diferentes sub-regiões apresentam um gradiente de resultados, que varia entre 53% (Beiras e Serra da Estrela) e 67% (Região de Aveiro) de residentes globalmente satisfeitos. Diário de Aveiro |