Ribau Esteves foi eleito, esta terça-feira, para um novo mandato à frente da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro. A decisão foi tomada por unanimidade entre os presidentes de Câmara dos 11 Municípios que integram a Comunidade. O autarca de Aveiro lidera o agora designado conselho intermunicipal que substitui o anterior conselho executivo mas com as mesmas funções.
Ribau Esteves confessou satisfação pela forma como se processou esta eleição e revela que Joaquim Batista (Murtosa, PSD) e António Coutinho (Sever do Vouga, PS) são os vice-presidentes.
"A decisão dos meus colegas é uma propositura de todos. E eu também entendo que a Região seja presidida por mim. Os pesos políticos dos municípios, especialmente em alturas de negociações difíceis, têm importância política objetiva".
O conselho intermunicipal irá dar atenção ao plano e orçamento para 2014 e ao próximo quadro comunitário em fase de negociação.
Depois de uma campanha marcada pelas críticas à forma como Aveiro se posicionou nos últimos 8 anos na esfera regional e nacional, Ribau Esteves diz que está pronto para assumir o desafio de devolver o poder ao maior Município da CIRA.
"O concelho de Aveiro foi muito prejudicado por ter uma Câmara, nomeadamente nos últimos anos, que ligou muito pouco às matérias de natureza regional. Chegou um município que vai ligar muito, quer ter peso para se ajudar a si próprio e a região".
A instalação da Assembleia Intermunicipal depende ainda da eleição dos vogais ainda pelas Assembleias Municipais. Diário de Aveiro |