“A MISSÃO PRINCIPAL É DISSEMINAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A RIA DE AVEIRO” - TERESA FIDÉLIS.

O grupo “uariadeaveiro” espera mobilizar o conhecimento produzido sobre a Ria de Aveiro na Universidade para facilitar o diálogo com os parceiros da região e ajudar na gestão da Ria. O Grupo pretende ainda contribuir para que o conhecimento científico gerado na UA, e relevante para a utilização e gestão da Ria de Aveiro, possa ser mais facilmente disponibilizado à região e à sociedade, e consequentemente, mais rentabilizado e operacionalizado. Teresa Fidélis, coordenadora do grupo, já apontou algumas das prioridades.

“A missão principal é disseminar o conhecimento científico produzido na Universidade de Aveiro sobre a Ria de Aveiro de uma forma mais pro-ativa eserpando vir a contribuir para uma melhor gestão da Ria de Aveiro”.

Outra das suas missões será assessorar a Reitoria em matérias sobre a Ria de Aveiro nas relações com parceiros regionais como a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Teresa Fidélis assume que há pilares fundamentais na ação deste grupo.

“Há vários desafios que a ria enfrenta e que passam pela articulação entre as diversas entidades atendendo às diversas utilizações. E como se faz esta articulação? Com os objetivos de proteção da natureza. Estas utilizações vão desde o porto de Aveiro, indústrias, aquacultura, piscicultura e clubes náuticos. Para além da articulação temos a facilitação da navegação na ria. Sempre presente a garantia da qualidade da água. A ria é uma almofada económica para muitas famílias. E, finalmente, pelos objetivos de proteção da natureza em que está classificada”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt