Conhecer o contexto presente, refletir e perspetivar o futuro do Ensino Superior em Portugal afigura-se uma necessidade. É este o mote para um ciclo alargado de debates temáticos que assinalam os 35 a Associação Académica da Universidade de Aveiro. As 35 conversas arrancam hoje e vão prolongar-se ao final do ano.
Na sede da associação académica, esta segunda-feira à noite, ouvir-se-á falar do "papel dos estudantes numa estratégia de futuro para o país". O ciclo de debates, que irá chegar também a Águeda e Oliveira de Azeméis, onde a UA tem pólos de ensino superior, pretendem juntar a comunidade académica numa "reflexão profunda sobre o papel e relevância do Ensino Superior no desenvolvimento nacional".
Convidados do mundo académico, político, empresarial, artístico, desportivo e cívico estarão entre os oradores. A associação académica diz que é uma iniciativa pioneira no contexto do ensino superior em Portugal.
Ainda durante Outubro estão agendados debates sobre os temas "Políticas sociais e ensino superior", "O ensino superior e o poder local" , "Universidade: Transcultura e voz da humanidade".
A participação em todas as conversas é livre. Diário de Aveiro |