De acordo com um comunicado do MF sobre a adesão ao Programa de Rescisões por Mútuo Acordo na função pública, foram recebidos 965 pedidos de rescisão por mútuo acordo desde o início do Programa, a 01 de Setembro, e até quinta-feira.
Do total de pedidos, 255 já obtiveram despacho favorável para rescisão pela respectiva tutela e os restantes estão em fase de tramitação processual.
O número de pedidos de rescisão manteve-se constante ao longo do primeiro mês do programa, rondando os 40 pedidos por dia.
Ao longo do mês de Setembro foram feitas sessões de esclarecimento por todo o país, a que assistiram cerca de 1.200 trabalhadores.
Foram recebidas mais de 4.000 chamadas telefónicas de trabalhadores na linha de apoio criada para este fim e foram efectuadas mais de 230.000 visitas ao respectivo website.
O número de acessos ao simulador para cálculo da indemnização a receber pela rescisão ultrapassou os 88.000.
O Programa de Rescisões por Mútuo Acordo no Estado termina a 30 Novembro e deverá abranger 15 mil trabalhadores das carreiras de assistente técnico e assistente operacional.
As indemnizações, que variam, de forma inversamente proporcional à idade, entre um salário e um salário e meio por cada ano de serviço, só serão pagas em Janeiro.
Diário de Aveiro |