JOVENS EMPREENDEDORES CRIAM A PRIMEIRA CERVEJA ARTESANAL DA BAIRRADA

Já sabemos que a Bairrada é conhecida pelo seu leitão e também pelos seus vinhos, mas nos próximos tempos, a região promete ter associado ao seu nome um produto novo: uma cerveja produzida de forma artesanal. O projecto partiu de dois jovens de uma localidade nos arredores de Anadia (Aguim), apreciadores de cerveja, e nasceu de uma brincadeira de amigos, em Janeiro deste ano.
“Estávamos a falar com amigos nossos da Curia, que compravam ‘kits’ de cerveja, em que lhes juntavam água e bebiam as suas próprias cervejas, e foi a partir daqui que tivemos a ideia de produzir a nossa própria cerveja...”, conta ao Diário de Aveiro, Pedro Figueiredo, jovem estudante universitário de Turismo, um dos dois impulsionadores desta ideia, juntamente com Igor Pinto.
Foi assim que em Janeiro deste ano, os dois decidiram começar a dar os primeiros passos, tendentes à produção da sua própria cerveja. “Tivemos que comprar os materiais necessários para o efeito, e instalá-los numa adega que nos foi emprestada, para podermos fermentar a cerveja”, relata Pedro Figueiredo, dando conta que o investimento inicial rondou os mil euros. As primeira garrafas da nova cerveja artesanal ficaram prontas há cerca de dois meses e, desde então, os impulsionadores têm tratado de dar a provar a sua cerveja entre os seus amigos, “e a receptividade tem sido muito boa, e toda a gente nos diz para apostarmos na sua comercialização”, refere o nosso interlocutor, dando conta que, até ao momento, produziram 250 litros.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt