NÃO FUMADORES SÃO
ESTRELAS NO HOSPITAL

O Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, estendeu, ontem, a passadeira vermelha aos não fumadores, numa acção que visou sensibilizar para os malefícios do tabaco e para as vantagens da desabituação tabágica.
Foram eles as “estrelas” desta campanha de sensibilização à cessação tabágica e rastreio da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, promovida pelo Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, no âmbito do Dia Mundial do Não Fumador.
No decorrer da campanha, os utentes tiveram oportunidade de realizar espirometrias e doseamento do monóxido de carbono no ar expirado.
Segundo explica Lília Andrade, responsável pela Consulta de Cessação Tabágica deste hospital (existente desde 1999), este tem sido um serviço com procura contínua e com utentes em lista de espera. A especialista explica como decorre. “É uma consulta intensiva - demora sempre cerca de uma hora -, em que as pessoas preenchem um inquérito sobre os seus hábitos tabágicos e a sua motivação para deixar de fumar, e assim se avalia se, naquele momento, estão ou não preparadas para o fazer; é em função desses dados que é proposto ao doente deixar de fumar a curto-prazo ou mais tarde”, aponta.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt