Até ao final do ano, a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), que agrega os Concelhos do Entre Douro e Vouga (EDV) – Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Arouca e Vale de Cambra –, concluirá o “Masterplan Social”, um documento que servirá de trave-mestra para a colaboração entre as Câmaras Municipais e os actores sociais dos cinco concelhos.
“Tudo indica que tenhamos novamente programas regionais para a gestão dos fundos do próximo quadro comunitário de apoio (QCA) e, por isso, já demos conhecimento à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte da necessidade de irem ao encontro das necessidades sociais do EDV”, salientou Santos Costa, o secretário-geral da AMTSM.
Assinale-se que um dos objectivos primordiais do Programa de Acção Social - assim se denomina o fórum de cooperação dos municípios – é alinhavar candidaturas a fundos europeus, com o objectivo de financiar projectos de intervenção nos concelhos.
A vontade de inter-municipalizar o social, ou pelo menos alguma da sua capacidade de actuação, foi anunciada recentemente, no decorrer do seminário “Dinâmicas para a Coesão Social”, realizado em Macieira de Cambra.
O evento proporcionou uma troca de experiências entre os decisores e técnicos das redes sociais concelhias, visando dar o pontapé-de-saída ao processo de edificação do referido Programa.
Diário de Aveiro |