AVEIRO: NELSON PERALTA APELA À POPULAÇÃO QUE “SE LEVANTE” CONTRA CONCESSÃO

Nelson Peralta, candidato do BE à Câmara de Aveiro, apelou ontem a “todos os aveirenses” que “se levantem” contra a concessão do estacionamento por 60 anos, como é desejado pela maioria PSD/CDS. O partido vai tentar a “anulação” do negócio - primeiro na Assembleia Municipal e depois, caso falhe a “via política”, nos tribunais. Se não for possível pôr fim à operação no actual mandato, que termina no fim de 2013, os bloquistas prometem retomar a luta nos próximos quatro anos.
Acusando a coligação de “esconder o negócio”, Peralta diz não reconhecer “legitimidade” ao actual executivo para tomar uma decisão que compromete “os próximos 15 mandatos”. Para o candidato, a autarquia abdica das receitas do estacionamento - destinadas a financiar as políticas de mobilidade do município e que serão entregues a privados - em troca da construção de quatro novos parques de estacionamento “desnecessários”. O BE calcula que a taxa de ocupação dos actuais parques da cidade são muito reduzidas: 30 por cento no mercado Manuel Firmino e “entre 15 e 18 por cento” na Praça Marquês de Pombal.
Peralta defende que a MoveAveiro volte a ser integrada na Câmara e a implementação de políticas de mobilidade menos centradas no automóvel.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt