UNIVERSIDADE E BRISA DESENVOLVEM COBRANÇA ELECTRÓNICA DE PORTAGENS.

A Universidade de Aveiro e a Brisa Inovação e Tecnologia assinaram, esta manhã, dois protocolos de colaboração para o reforço da parceria existente ao nível da investigação. Entre os projectos tecnológicos desenvolvidos no âmbito da parceria entre a Brisa e o Instituto de Telecomunicações, destacam-se o projecto Antena DUAL, para a investigação e concepção de uma antena de comunicações para cobrança electrónica de portagens (Via Verde) e que corresponde à primeira unidade concebida e desenvolvida em Portugal; e ao projecto WAVE VII - Vehicle Infrastructure Integration, projecto pioneiro a nível mundial que permite a comunicação entre veículos, e entre veículos e a infra-estrutura rodoviária. O Reitor Manuel Assunção sublinha esta ligação do meio académico ao tecido empresarial. “É um trabalho inserido na missão da UA que apostou no reconhecimento do relacionamento e cooperação com as empresas. Este contrato tem muito a ver com isto”, explica Manuel Assunção.

O Presidente do Conselho de Administração da Brisa Inovação e Tecnologia, António Nunes de Sousa, diz que os projectos significam uma aposta na investigação nacional. “Através da ligação estabelecida com as universidades, a Brisa pretende dinamizar o conhecimento nacional, promover competências científicas e tecnológicas e funcionar como um catalisador da inovação em Portugal”.

A assinatura destes documentos reforça a colaboração, iniciada em 2005, entre a Brisa e o Pólo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações, com vista ao desenvolvimento de competências e à transferência de conhecimento em Tecnologias Inteligentes de Comunicação aplicadas às infra-estruturas de transporte e aos veículos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt