A Assembleia Municipal de Águeda assinala os 35 anos do 25 de Abril em Sessão Solene Extraordinária, com a mesma cronologia do lançamento da Revolução, marcada no seu programa, com início às 21h30m, de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O programa em Aveiro começa, hoje, às 15h00, na Galeria do edifício da antiga Capitania, com a inauguração da Exposição “Árvore da Liberdade: Cartazes para o 25 de Abril”, promovida no âmbito do projecto “Avenida de Arte Contemporânea de Aveiro” e em parceria com a Universidade de Aveiro. Amanhã, domingo, às 10h00, Hastear da Bandeira e Hino Nacional com a participação da Banda de Gaitas São Bernardo da Associação Musical e Cultural São Bernardo, Banda d’ Gaitas do Concelho de Verea de Ourense e Banda d’Gaitas do Concelho de Vilarinho do Conso de Ourense, na Praça da República.
Pelas 10.30 horas terá início a animação de rua com a actuação musical das Bandas de Gaitas já referidas, com início na Praça Marquês do Pombal, desfile pelas ruas pedonais com final marcado para o Rossio.
A União dos Sindicatos do Distrito de Aveiro promete uma noite de festa a partir das 22h00 na Praça do Peixe. Para a USA há uma carga simbólica mas também política nas comemorações “num momento em que cada vez mais são postos em causa princípios e conquistas do 25 de Abril de 1974”.
A Coordenadora Concelhia de Estarreja da Coligação Democrática Unitária, CDU, promove um jantar comemorativo. Lúcia Gomes, da Direcção Regional de Aveiro do PCP, vai estar no encontro aberto “a todos aqueles que se revêem nos valores desta marcante revolução”.
Sever do Vouga opta pela apresentação do pública do livro “Viagem Clandestina” de José Marques. É uma edição do Município de Sever do Vouga. “Viagem Clandestina” é um testemunho de carácter biográfico assim como histórico. A obra fala de uma época bastante dramática no início dos anos setenta. O palco desses acontecimentos era Portugal, Espanha e França em que o último era a meta do grande sonho de alguns milhões de Europeus. Depois do lançamento do livro, por volta das 16h00, haverá concerto com Coral Polifónico de Aveiro.
A Assembleia Municipal de Águeda assinalará mais um aniversário do 25 de Abril em Sessão Solene Extraordinária, com a mesma cronologia do lançamento da Revolução, marcada no seu programa, com início às 21h30m, de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
As concelhias da JS de Aveiro, Ílhavo e Vagos comemoram a data com projecção de um filme sobre a Revolução de Abril, às 21h30, em Vagos, numa sessão que conta com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, seguida de uma tertúlia. Em Ílhavo haverá distribuição e, em Aveiro, homenagem a Carlos Candal no Cemitério de Aveiro. O dia prevê ainda Peddy Paper em Aveiro, com início na Sede da Federação de Aveiro do Partido Socialista e, às 17h30, Festa dos Cravos no Ómega Bar. Diário de Aveiro |