Ulisses Pereira defende a disponibilização de recursos técnicos, materiais e humanos para as áreas da investigação e da formação no sector das pescas. O deputado do PSD, eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro, falava na audição do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano, no âmbito dos trabalhos da 7ª Comissão.
Para Ulisses Pereira, “não vale a pena pensar que poderemos ter um sector com um desenvolvimento sustentável e equilibrado, se as entidades públicas com responsabilidades nas áreas da investigação e da formação não tiverem os recursos técnicos, materiais e humanos necessários para o efeito”, afirmando a convicção “que tal não acontece em Portugal”.
Ainda assim, admitiu “um pequeno aumento orçamental nas verbas destinadas ao Instituto Nacional de Recursos Biológicos” mas Ulisses Pereira quer mais com “decisões políticas baseadas no conhecimento”.
O deputado abordou, ainda, os prejuízos resultantes das 531 toneladas que a Noruega impediu Portugal de pescar da zona de Svalbard, em 2009, quando não permitiu que o nosso País esgotasse as 1.897 que totalizavam a sua quota.
O deputado social-democrata questionou o ministro sobre que medidas previa, agora que há um novo Acordo de Pesca com a Noruega, outorgado pela União Europeia, sem que esta situação tivesse sido devidamente salvaguardada. Diário de Aveiro |