IDOSOS DE ALBERGARIA EM AULAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL.

Cerca de 150 idosos de seis Instituições Particulares de Solidariedade Social de Albergaria estão a usufruir de uma aula semanal de educação musical ao abrigo do projecto “Trauteias e Rodopias”. A iniciativa autárquica pretende levar os benefícios da música a um grupo específico que, por norma, até gosta de cantar e dançar mas dificilmente encontra um programa próprio para a sua faixa etária.

Os professores de ensino de música, Pedro Teixeira e Cristiana Pinto, introduzem diferentes elementos nas suas sessões, levando os seniores a explorar as suas capacidades vocais, auditivas, rítmicas e a própria criatividade. Os exercícios são variados, podendo incluir a audição e a entoação de canções, a utilização de várias partes do corpo para formar sons, a criação de coreografias para músicas instrumentais ou, ainda, a composição de temas originais.

Segundo os especialistas, a educação musical para a população sénior oferece muitos benefícios: aumenta a auto-estima, combate a solidão, favorece a expressividade, alarga as ferramentas comunicativas e desenvolve os laços afectivos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt