SEVER DO VOUGA: CENTRO SOCIAL “MARIA DA GLÓRIA” ENTRA EM OBRAS

O Centro Social “Maria da Glória” entrou em obras, dada a urgência em adaptar o antigo edifício às novas realidades e exigências legais. Tornava-se necessário dotar esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de uma cozinha ampla e devidamente equipada; de valorizar a creche de novos espaços; de completar a oferta dos serviços para a população sénior, isto não obstante o funcionamento de um centro de dia com apoio domiciliário.
Se um novo edifício e valências aquela instituição podia correr o risco de encerrar , após 67 anos a servir o concelho e, de forma especial, as freguesias de Silva Escura e Dornelas. Daí a decisão “inadiável” de exigir novas instalações.

Riscos e certezas
A direcção desta IPSS “sabia que não era o melhor tempo para começar”, mesmo contando com verba da Câmara de Sever de Sever do Vouga. Houve necessidade de lançar uma candidatura do PRODER e de encetar diligências junto da Segurança Social, a “nível distrital e governamental”, que “até à data não deram nada”.
Mas os dirigentes da instituição partiram para a concretização da obra com algumas certezas, designadamente a generosidade e solidariedade das pessoas e a “determinação de emepnho de todos os membros da direcção e conselho Fiscal”. Os apoios podem-se revestir, entre outros, de várias formas: tornar-se sócios com uma quota não inferior a vinte euros; colaborar com donativos ou empréstimos; fazer legados à instituição; promover iniciativas visando a angariação de fundos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt