ESTARREJA: ANTIGA LIXEIRA SERÁ LOCAL DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR.

A Câmara Municipal de Estarreja recebeu uma proposta ao procedimento de arrendamento, em hasta pública, das parcelas de terreno situadas no Lugar do Fojo, Freguesia de Avanca, tendo em vista a instalação de painéis solares numa área total de mais de 59 mil metros quadrados. A sessão de abertura das propostas decorreu na última sexta-feira no Edifício dos Paços do Concelho.

O executivo decidiu rentabilizar o antigo aterro sanitário do Fojo, desativado em 1998, tendo em vista a instalação de painéis solares por privados.

Para o Vice-Presidente da autarquia, Abílio Silveira, neste processo “foi determinante o aproveitamento de um espaço, que até então não passava de uma antiga lixeira, e que vai ser transformado num parque solar, julgando que seja caso único em Portugal. Uma área sem qualquer utilidade, vê-se agora transformada numa zona de produção de energia, que depois será injetada na rede pública, numa parceria benéfica para as partes envolvidas e originando assim, mais-valias para o Município”, disse.

A Savana Quente Energias Renováveis, Unipessoal Lda, foi a única empresa interessada tendo apresentado uma proposta de arrendamento das parcelas de terreno pelo valor de 1605 euros o hectare por ano, o que resultará num encaixe financeiro anual de cerca de 9600 euros. Uma compensação que alcançará os 240 mil euros durante o prazo previsto de 25 anos, pois o contrato de arrendamento vigora pelo período de 25 anos, renováveis por períodos de cinco anos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt