Carla Rodrigues recebeu, na Assembleia da República, o Movimento Democrático das Mulheres, preparando o “Dia Europeu contra o tráfico de seres humanos” que se assinala esta quinta-feira. A parlamentar aveirense eleita pelo PSD, que integra a Sub-comissão de Igualdade do Parlamento, promoveu uma ação de sensibilização e preparação do dia de reflexão sobre esta problemática.
“O tráfico de seres humanos é considerado um negócio altamente lucrativo para grupos criminosos organizados, com lucros anuais na ordem dos 32 biliões de dólares americanos e é, hoje, a atividade criminosa mais rentável do mundo a seguir ao tráfico de drogas e armamento e a que tem crescido mais rapidamente, nos últimos anos”.
As mulheres representam dois terços das vítimas de tráfico humano reportadas, sendo a exploração sexual, de longe, a forma mais comum de tráfico de seres humanos (79%), seguindo-se o trabalho forçado (18%). As mulheres totalizam 98% das vítimas de tráfico para exploração sexual e 50% das vítimas de tráfico são menores de idade.
“É muito preocupante esta realidade, porque é mais próxima e ameaçadora do que pensamos e está envolta numa teia de silêncio que só beneficia as máfias organizadas que operam neste tráfico. Por isso é urgente romper silêncios”, declara Carla Rodrigues. Diário de Aveiro |