Numa altura de crise as Bibliotecas Públicas podem ser a melhor alternativa para quem não tem acesso à chamada “cultura de trazer por casa”, como é o caso dos livros, revistas, jornais, Cds, DVDs e até internet.
Sem restrições de idade, abertas para todos e de forma gratuita pode encontrar na Biblioteca um bom pólo de informação e conhecimento.
No distrito todos os concelhos têm, pelo menos uma biblioteca, há municípios que até têm mais do que um pólo, como é o caso de Estarreja, que além da Biblioteca Municipal na cidade existem ainda mais dois pólos de leitura nas freguesias de Avanca e Pardilhó.
Outro bom exemplo é a Biblioteca do Conhecimento Online, da Câmara de Águeda, onde é disponibilizado o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de milhares periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.
Sem esquecer as bibliotecas itinerantes espalhadas pela região, a Autarquia de Aveiro é uma das na região que disponibiliza esse serviço.Diário de Aveiro |