PAULO CAVALEIRO DEFENDE INTERVENÇÃO NO LITORAL COMO “ASSUNTO PREMENTE”.

Paulo Cavaleiro acompanhou uma equipa da JSD/Aveiro num périplo pela costa do distrito de Aveiro numa análise sobre questões associadas à erosão costeira. O avanço do nível das águas do oceano e o consequente estreitamento da linha costeira estão no centro das preocupações do parlamentar aveirense, eleito pelo PSD.

A visita teve início na praia de Esmoriz, tendo-se seguido Cortegaça, Maceda e Furadouro, ambas no concelho de Ovar, e a praia da Barra, no concelho de Ílhavo, e as praias da Vagueira, Labrego e Areão, ambas no concelho de Vagos.

Na última Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, ocorrida em, abril, o deputado disse tratar-se de “assunto premente”, sublinhando que “a qualquer momento podem acontecer problemas graves”. Defendeu, na ocasião, uma atenção especial para os casos de Esmoriz, Maceda e Cortegaça, enaltecendo, no entanto, as intervenções já efectuadas pelo Governo no Furadouro, na Praia da Barra e em Vagos.

Catarina Pereira, presidente da JSD Regional de Aveiro, disse ser “urgente fazer-se algo no sentido de promover uma verdadeira requalificação integrada da orla costeira, sendo para isso necessário canalizar, de forma eficiente, as verbas do POVT, fundos comunitários destinados à valorização e requalificação do território”.

Catarina Pereira sublinha que “há vidas em jogo, assim como o sustentáculo de algumas populações e, acima de tudo, vários negócios que já se encontram em risco, para mais na situação de crise em que Portugal se encontra”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt