Foram cerca de três centenas os voluntários que responderam à chamada do projecto "Mãos à Obra" e se juntaram em Oliveira para "Limpar Portugal".
A adesão superou as expetativas e a participação do ano anterior.
Durante toda a manhã do passado sábado, 24 de março, foram muitos os que trocaram uma manhã livre pela causa nacional que convocou novamente a uma das maiores ações de sensibilização, limpeza e educação ambiental. Para o Vereador do Ambiente, Carlos Ferreira, “o balanço é muito positivo, superámos a adesão de voluntários do ano anterior. No terreno alguns dos voluntários que voltaram a repetir a experiência puderam constatar que a realidade no nosso Município está bem melhor no que diz respeito a resíduos abandonados e que a maioria dos espaços limpos nas edições anteriores se mantém limpos”. O mesmo responsável afirma que “a sensibilização e a educação ambiental preconizada pela Câmara Municipal, escolas do Município e outras instituições estão a dar os seus frutos. Vamos continuar com esta estratégia de sensibilização e educação ambiental”.
Em todas as freguesias se mobilizaram grupos na limpeza de zonas verdes, espaços urbanos e caminhadas. Na freguesia de Bustos, aquela onde houve maior participação, o grupo contou ainda com maquinaria pesada no apoio à remoção de resíduos. À semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro contou com a participação empenhada de vários parceiros como as Juntas de freguesia do concelho, o Instituto de Promoção Social de Bustos, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, várias associações do concelho, os Agrupamentos de Escuteiros e ainda a Universidade Sénior.
A organização contou ainda com o apoio de empresas que prontamente se associaram localmente a esta iniciativa nacional.
Em todas as freguesias a iniciativa culminou com almoço convívio nos diversos espaços definidos. Diário de Aveiro |