O futuro do Museu de Santa Joana em Aveiro é uma preocupação para Filipe Neto Brandão.
O deputado parlamentar do PS, eleito por Aveiro, questionou o Secretário de Estado da Cultura sobre a tutela do Museu. Se até agora o Museu de Aveiro esta sob alçada nacional o deputado pergunta “se vai passar a ser tutelado por uma Direção Regional, no caso a do Centro, instalada na cidade de Coimbra”.
Filipe Neto Brandão recordou que o Museu de Aveiro integra hoje um conjunto composto por 28 Museus e 5 palácios que são tutelados pelo Instituto dos Museus e da Conservação, IP. e que se destacam, assim, pela sua relevância, entre os 137 Museus que compõem a rede portuguesa de museus.
É de recordar que o Museu de Aveiro beneficiou, a partir de 2006, de obras de ampliação e requalificação do museu co-financiadas pelo Plano Operacional da Cultura que culminaram, em 2008, com a apresentação renovada da Exposição Permanente, que veio conferir ao Museu de Aveiro um destaque nacional, "desde então extravasando, em muito", afirma o parlamentar, "aquilo que se poderia designar expressão de uma identidade meramente local ou regional".
Filipe Neto Brandão põe em causa assim “o que se adivinha para breve, dos futuros decretos regulamentares relativos à Direção Geral do Património Cultural e Direções Regionais de Cultura.” Diário de Aveiro |