O Museu da Cidade de Aveiro prepara-se para apresentar uma exposição sobre a correspondência entre os guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.) e a direcção da Junta, presidida por um Engenheiro-Director. Há ainda troca de correspondência entre a direcção da J.A.R.B.A. e entidades oficiais (Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, Capitania do Porto de Aveiro, Ministério Público, Governo Civil de Aveiro, entre outros). Essa mostra será inaugurada no dia 10 de Março.
A exposição, de natureza documental, é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas. Sob a epígrafe “PARTICIPAÇÕES”, a pasta 76 e 76-A compreende 28 processos, para um total que ultrapassa o meio milhar de páginas, reportando ao período compreendido entre 4 de Novembro de 1925 e 5 de Junho de 1950.
“PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949” é o título desta mostra que abre caminho a um acordo de parceria entre a Administração do Porto de Aveiro e o Museu da Cidade de Aveiro. Diário de Aveiro |