José Abrantes Afonso deverá ser o gestor escolhido pelo Ministério da Saúde para dirigir o Centro Hospitalar do Baixo Vouga. O responsável é há vários anos presidente do Conselho de Administração do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia. Lúcia Castro, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Águeda, deverá ser uma das vogais da nova equipa gestora do centro hospitalar, que agrupa os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.
A criação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga foi determinada pelo anterior governo socialista de José Sócrates. A administração deste agrupamento nunca chegou, porém, a ser nomeada, embora Rosa Reis Marques, gestora do Centro Hospitalar de Coimbra, tivesse sido indicada para o cargo.
Este impasse tem sido criticado pelas forças políticas de oposição ao actual governo PSD/CDS. Ainda na semana passada, os deputados socialistas eleitos pelo distrito criticaram o executivo de Pedro Passos Coelho de prolongar a indefinição em torno da administração do centro hospitalar, atribuindo-a a uma guerra entre os partidos da coligação governamental.
“Este atraso sem qualquer tipo de explicação clara está a ser ter consequências graves” na “gestão integrada” dos três hospitais, avisou a antiga ministra Helena André, cabeça-de-lista do PS por Aveiro nas últimas eleições legislativas.
Diário de Aveiro |