FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO CIVIL REFORÇAM GNR E PROTECÇÃO CIVIL

Os três funcionários do Governo Civil de Aveiro, extinto por decisão do actual Governo PSD/CDS, foram recolocados noutras instituições do Ministério da Administração Interna. Dois deles estão a prestar serviço na GNR e um na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) como assistentes técnicos.
As listas de reafectação do pessoal dos governos civis já foram publicadas em Diário da República. Uma resolução de Junho de 2011 determinou a exoneração dos governadores civis que se encontravam em funções e mandatou o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, a apresentar uma solução relativa à transferência de competências dos governos civis para outras entidades da administração pública, à liquidação do seu património e à definição do regime legal aplicável aos seus trabalhadores.
Aveiro foi o distrito com menos pessoal afecto ao Governo Civil colocado noutros serviços públicos, abaixo dos cinco de Évora e Castelo Branco ou dos seis de Beja e Guarda. Lisboa (58), Porto (37) e Braga (24) foram os distritos com mais funcionários recolocados.
GNR, PSP, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, ANPC, Direcção-Geral da Administração Interna, Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e Unidade de Tecnologias de Informação de Segurança foram os organismos que acolheram os antigos trabalhadores dos governos civis.
No total, foram transferidos 262 funcionários, a maioria para a PSP (121) e GNR (93).


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt