O Sindicato de Professores da Zona Centro acusa o Ministério da Educação de atraso na revisão do diploma dos concursos e salienta que o sistema de ensino “necessita de mais docentes”. Justifica esta posição com a saída de “milhares que se aposentaram nos últimos dois anos” e que segundo o Sindicato “não foram substituídos em lugar de quadro”.
O Sindicato dos Professores da Zona Centro manifesta preocupação “com a dilação de que está a ser alvo por parte do Ministério da Educação e Ciência (MEC) a revisão do diploma dos concursos” e lembra que “a necessidade de alteração do diploma”, se funda também “nas inúmeras dúvidas e problemas que o mesmo tem suscitado e que estiveram na base de um elevado número de reclamações e recursos ocorridos durante o presente ano letivo”.
Entre 2009 e 2011 estima-se que tenham saído das escolas públicas 13 mil professores sem a efetivação de novos profissionais. O sindicato faz contas e diz que se “desde 2009 não há vinculação de novos professores (nesse ano entraram 400), significa que a precariedade tem vindo a crescer de forma acentuada no seio dos docentes”. Diário de Aveiro |