A Câmara Municipal de Anadia, através da Biblioteca Municipal recomeçou na passada segunda-feira, dia 8, a 3.ª edição do Projecto BiblioEscola referente ao ano lectivo 2010/2011 com uma acção que decorreu na Escola Básica de Boialvo, na freguesia de Avelãs de Cima.
O projecto BiblioEscola consiste em levar livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, disponibilizados pela Biblioteca Municipal, a todos os alunos dos Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º ciclo do ensino básico do município.
De acordo com Sónia Almeida, responsável pela Biblioteca Municipal de Anadia, o projecto beneficiará cerca de 1100 alunos do concelho. Um projecto que, segundo a nossa interlocutora, visa apoiar a educação formal; tornar acessível a todas as crianças do município o livro e a informação, mas também envolver a comunidade escolar num projecto social comum que passa pela elevação dos níveis de literacia.
Este ano, a iniciativa, segundo aquela responsável, excedeu as expectativas, pois teve uma adesão próxima dos cem por cento.
De referir que no Ensino Pré-escolar se registou uma adesão total, isto é, todos os professores/Jardins-de-Infância aderiram. Do 1.º CEB apenas não aderiram duas escolas.
Deste modo, o projecto beneficia cerca de 1100 alunos de todo o município, e cumpre os seus objectivos principais.
Para Rosa Maria Tomás, vereadora da Cultura, o mais importante do projecto são os alunos. É por eles, pelo seu desenvolvimento integral enquanto alunos e cidadãos que todos os esforços e recursos se mobilizam.
BiblioEscola, o que é? Cada sala receberá um BiblioEscola contendo um número de livros equivalente ao número de alunos que a frequenta, e adequado ao(s) nível(eis) de ensino.
A Biblioteca fica responsável pela distribuição dos BiblioEscola nas salas aderentes e cada sala fica responsável pela entrega do BiblioEscola na Biblioteca.
Cada sala poderá ficar com o mesmo BiblioEscola durante o tempo que considerar necessário. Sendo certo que apenas receberá um novo BiblioEscola depois de entregar o anterior.
Após a devolução do BiblioEscola na Biblioteca, esta compromete-se a, num prazo de dois dias úteis, entregar um novo BiblioEscola na respectiva sala.
Cada sala pode, ainda, apresentar sugestões de títulos que queira ver incluídos no seu BiblioEscola.
Catarina Cerca
Diário de Aveiro |