A Fundação Mata do Buçaco assinala o Dia Mundial da Floresta e o Dia da Árvore (21 de Março) com uma campanha de apadrinhamento/plantação de espécies exóticas e/ou autóctones. Embora semelhantes, estão previstas duas iniciativas, em locais distintos. Uma na Mata Nacional do Buçaco (Mealhada) e outra no Centro Comercial CoimbraShopping (Coimbra).
“Plante uma árvore no Buçaco” é a designação da iniciativa que terá lugar na Mata, entre as 10h e as 12h, na sede da Fundação, junto ao hotel.
O apadrinhamento de uma árvore implica a sua aquisição por um valor simbólico, que pode variar entre os cinco e os 20 euros, consoante o tamanho da planta. O padrinho é, seguidamente, convidado a plantar a sua planta-afilhada num local adequado da Mata, escolhido pela Fundação, onde irá crescer. Cada árvore será identificada, com um placa onde consta nome vulgar e científico da espécie, o nome do padrinho e respectiva morada.
A outra actividade, a ter lugar no Centro Comercial CoimbraShopping, foi designada “Apadrinhe uma árvore do Buçaco!” A Fundação Mata do Buçaco vai colocar à disposição dos clientes/visitantes do CoimbraShopping cedros do Buçaco (cupressus lusitanica) que as pessoas poderão apadrinhar e, posteriormente, plantar na Mata. O apadrinhamento concretiza-se através de uma contribuição simbólica, de três euros por cada planta, que reverterá a favor da Fundação Mata do Buçaco. A iniciativa decorrerá no andar superior do shopping, na área da restauração, entre as 10h e as 22h.
Em qualquer dos casos, a ideia é sensibilizar os cidadãos para a importância das árvores e das florestas e envolver as pessoas, directamente, na defesa e preservação da Mata Nacional do Buçaco.
Diário de Aveiro |