ULISSES PEREIRA QUER DIMENSÃO SOCIAL NA POLÍTICA COMUM DE PESCAS.

O deputado do PSD Ulisses Pereira defendeu a “dimensão social” que deve ser imposta na reforma da política comum de pescas. Falando na audição da Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, o parlamentar aveirense sublinhou a importância de “não deixar para trás estas questões fundamentais para o presente e o futuro do sector”.

Ulisses Pereira elencou um conjunto de questões que na sua opinião devem ser postas em cima da mesa em sede de revisão da política comum de pescas, cuja entrada em vigor está prevista para o início de 2013.

“Preocupa-me alguma prevalência do pilar ambiental que hoje parece surgir nas declarações da comissária e nas próprias propostas legislativas da comissão, onde há um apagamento das questões social e económica”, defendeu o deputado social-democrata, bem como a necessidade de um equilíbrio real entre os três pilares da reforma.

Para Ulisses Pereira, as questões relacionadas com a preservação dos recursos e da rentabilidade “têm de estar na primeira linha das preocupações, mas não podemos deixar para trás questões fundamentais para o presente e o futuro do sector, como a dimensão social, aquilo que tem a ver com a coesão do território e o aspecto económico”.

A regionalização foi outro aspecto focado pelo deputado aveirense na audição da Comissão de Agricultura e Mar. “Não obstante as condicionantes colocadas pelo Tratado de Lisboa, é fundamental que nesta reforma da política comum de pescas haja um peso acrescido da decisão delegado nos estados-membros", disse Ulisses Pereira.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt