ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA COMEMORADO NA FÁBRICA.

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Departamento de Química da Universidade de Aveiro são parceiros na celebração do ano internacional da química. Prometem 12 meses de actividade formativa e lúdica em torno da química como forma de despertar o gosto pela disciplina e também como forma de dar nova imagem a uma área do conhecimento marcada pelo distanciamento dos alunos nos últimos anos.

A data coincide com os 100 anos do aniversário do Prémio Nobel atribuído a Marie Curie e os 100 anos da criação da Associação Internacional de Sociedades de Química e da Sociedade Portuguesa de Química. Para Paulo Ribeiro Claro, do departamento de química da UA, o objectivo passa por “aumentar o reconhecimento público” desta disciplina com abertura à sociedade civil.

O programa de celebração na região de Aveiro envolve escolas, UA e sociedade portuguesa de química. Há exposições, laboratórios, artes de palco, cafés de ciência temáticos, palestras, saídas de campo, itinerâncias e actividades nos órgãos de comunicação. O departamento de química abre portas às escolas e promete aumentar o ritmo de visita aos estabelecimentos de ensino numa política que está a ser bem sucedida, adianta o responsável pelo departamento. "Tem sido interessante verificar como as escolas gostam de ter essas actividades", destacou.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt