Três docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) desenvolveram uma aplicação que permite representar geograficamente, na Web, e em tempo real, a evolução da distância percorrida pelos «ciclistas» participantes na «volta ao mundo em 26 dias». Esta viagem virtual à volta do mundo decorre até amanhã, no âmbito do World Bike Tour de São Paulo.
A preocupação pelo futuro ambiental do Planeta e a vontade de demonstrar que o simples acto de pedalar pode gerar energia limpa motivou a criação, no âmbito do World Bike Tour, do evento «Volta ao mundo em 26 dias». Esta viagem virtual à volta do Mundo, que teve início a 31 de Dezembro de 2010 e termina esta terça-feira, visa a produção de energia eléctrica através de bicicletas fixas instaladas no parque Ibirapuera, no centro de São Paulo.
Os 82.000 km que estão a ser percorridos pelos ciclistas correspondem a uma volta ao mundo, com início e fim na cidade de São Paulo, passando por todos os continentes e, entre outras, nas cidades de Aveiro e Águeda.
O know-how da escola superior aguedense nas áreas da Web e dos Sistemas de Informação Geográfica, consolidados no âmbito da Licenciatura em Tecnologias da Informação, levou os organizadores da «Volta ao mundo em 26 dias» a desafiar esta Escola Superior da UA a desenvolver uma aplicação que permitisse acompanhar em tempo real todos os quilómetros percorridos pelos participantes nesta viagem virtual. Diário de Aveiro
|