O secretário de Estado da Educação, Alexandre Ventura, admite que é importante devolver lideranças às escolas. No discurso de abertura do simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, organizado pelo Departamento de Educação da UA, o membro do Governo lembrou esse papel na melhoria do sector: “Todos queremos melhores escolas e para isso são necessários líderes escolares, insaciáveis de qualidade e que concentrem o melhor da sua energia, do seu saber, da sua sensibilidade no âmago do ensinar e do aprender. Todas as crianças, todos os alunos, todos os formandos e todos os docentes das escolas do nosso país têm direito a líderes escolares com a visão, a coragem e a competência para propiciar que cada um desenvolva o mais possível o seu potencial. A tarefa é ciclópica e a responsabilidade é enorme, mas estou seguro que os directores das nossas escolas estão à altura desse mesmo desafio”.
Gabriela Portugal, docente no Departamento de Educação da UA, considera que a existência de um director é urgente: “A questão da emergência de um director é um assunto que nos interessa e nos toca. Estamos há um ano à espera de um director para o Departamento de Educação da UA, mas parece que a situação ainda não é uma emergência”.
Esta jornada de debate sobre o papel dos directores da escola inclui uma sessão de homenagem ao Professor Jorge Arroteia, agendada para as 18h30. Diário de Aveiro
|