Carlos Jalali acredita que o mar representa uma área estratégia que, a longo prazo, pode gerar grandes benefícios para o país. No rescaldo da visita de Cavaco Silva ao município de Ílhavo, o politólogo aplaude o desafio que o Presidente da República fez aos municípios de Aveiro e Ílhavo para que liderem o movimento nacional de investimento na economia do mar: "A economia do mar é uma arena que pode vir a longo prazo, gerar benefícios e ganhos importantes para o país. A região de Aveiro posiciona-se como uma região que pode beneficiar e contribuir para o desenvolvimento desta área estratégica e, portanto, esperamos que a visão que ontem emergiu nos discursos do Presidente da República e, também de figuras relevantes a nível distrital, possa ser depois confirmada e com investimentos na zona do mar possa ser uma mais valia para a economia nacional e também para a economia da nossa região".
Também Belmiro Couto aplaude a ideia de investir na economia do mar e
garante que a aposta será importante para todo o território português. O ex-vereador da Câmara de Aveiro lamenta, ainda, o desinvestimento
naquele recurso que acabou por prejudicar Portugal: "É muito importante para Aveiro, Ílhavo, para todos os municípios da ria de Aveiro, para todo o litoral português. É surpreendente que após duas décadas de desinvestimento, onde Portugal foi prejudicado, vimos o senhor Presidente da República enaltecer o reencontro de Portugal com o mar".
Carlos Jalali e Belmiro Couto no rescaldo da visita do Presidente da
República aos municípios de Ílhavo e Aveiro. Diário de Aveiro
|