O Governador Civil de Aveiro declara apoio à candidatura da Mata do Buçaco às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. José Mota recebe esta terça-feira, às 15h00, em cerimónia pública, o Presidente da Fundação da Mata do António Jorge Franco e o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral. Com a realização deste encontro, o Governador Civil pretende expressar o seu apoio à candidatura da Mata do Buçaco às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Recorde-se que a Mata do Buçaco é o único concorrente do distrito de Aveiro a este evento.
A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” surge em antecipação à campanha mundial, para eleger as “Novas 7 Maravilhas da Natureza” em 2011. É um projecto pioneiro, que coloca os olhos do mundo nas imensas belezas naturais de Portugal. Pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do país. Porque 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, este projecto vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso país.
Os nomeados são organizados nas seguintes 7 categorias, que representam a diversidade paisagística de Portugal: 1. Zonas Marinhas; 2. Grutas e Cavernas; 3. Praias e Falésias; 4. Florestas e Matas; 5. Grandes Relevos; 6. Zonas Protegidas; 7. Zonas Aquáticas não Marinhas
A “New 7 Wonders Portugal” desenvolveu um levantamento exaustivo dos locais naturais a considerar para o processo de votação, lista que foi conhecida no início de 2010.
Para chegar a uma lista reduzida de 77 locais naturais pré-finalistas, das mais de 300 candidaturas apresentadas, foi criado um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, convidados pela “New 7 Wonders Portugal”. Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país escolheu as 21 Maravilhas finalistas, as quais foram apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010.
A Mata do Buçaco é candidata à categoria 4, Florestas e Matas. Diário de Aveiro |