MÚSICA

Orquestra Nacional do Porto
Orquestra Nacional do Porto
dia 10 de Novembro pelas 21:30

Teatro Aveirense


Programa Homenagem a Fernando Valente

Um dos entretenimentos de rua mais populares no século XVIII era a dança dos Ursos. Foi precisamente o ritmo de uma dessas danças que Haydn usou para finalizar o último andamento da sua 82ª Sinfonia que abre o célebre grupo das Sinfonias Parisienses. É com esta obra que tem início este programa repleto de músicas célebres e que prossegue com um dos concertos para clarinete que Carl Maria von Weber escreveu para o grande virtuoso oitocentista Heinrich Bärmann.

O concerto explora ao máximo as possibilidades expressivas do clarinete e tem uma grande variedade de coloridos timbricos.

Considerada como o culminar do Classicismo que Haydn e Mozart representam, a Segunda Sinfonia de Beethoven é uma obra de uma alegria contagiante e encerra a noite de forma arrebatadora.

A Orquestra Nacional do Porto (ONP) foi criada em 1997 e realizou o seu concerto de estreia como formação sinfónica no dia 1 de Outubro de 2000.

Desde então engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o grande repertório sinfónico. A ONP centra a sua actividade na realização de concertos sinfónicos e acompanhamento de ópera, abrangendo um período histórico que se estende desde o Classicismo ao Século XXI.

Mais informações: www.teatroaveirense.pt


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt