CONFERÊNCIAS

4.ª Conferência Internacional de Educação Financeira
4.ª Conferência Internacional de Educação Financeira
de 25 a 26 de Novembro

Universidade de Aveiro


Conferência “Educação Financeira: Desafios e Oportunidades”

Educação Financeira em debate na Universidade de Aveiro

Projetos de Literacia Financeira do Cetelem apresentados como Case Studies na 4.ª Conferência Internacional de Educação Financeira

O Cetelem foi convidado pela Universidade de Aveiro para apresentar a sua experiência no campo da Literacia Financeira durante a 4.ª Conferência Internacional de Educação Financeira, que se realiza a 25 e 26 de outubro, naquela instituição. Rita Anes, do departamento de Relações Institucionais do banco, dará uma visão retrospetiva das iniciativas realizadas pelo Cetelem nos últimos 5 anos, no sentido de promover a Educação Financeira em Portugal.

À semelhança de anos anteriores, a conferência é uma iniciativa do programa de educação financeira (Escola Aberta de Educação Financeira) do Projeto Matemática Ensino (PmatE), da Universidade de Aveiro. Pretende afirmar-se, simultaneamente, como um ponto de encontro privilegiado, como um momento de reflexão e um espaço de partilha de experiências de todos aqueles (indivíduos e instituições) que, entendendo a promoção da literacia financeira como uma questão de cidadania, transversal a toda a sociedade, se preocupam com os elevados índices de iliteracia financeira, já estão ou pretendem ir para o terreno e desenvolver programas de educação financeira, como é o caso do Cetelem.

O Cetelem fará uma intervenção focada no “papel dos bancos no quadro do Plano Nacional de Literacia Financeira”, focando o exemplo prático das ações desenvolvidas no âmbito da sua política de Crédito Responsável. O Plano Nacional foi definido pelas entidades reguladoras do setor e pretende enquadrar, dinamizar e difundir de forma uniforme todos os projetos nacionais de literacia financeira.

Desde 2008, que o Cetelem tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas que pretendem educar e formar os jovens portugueses, fornecendo um conjunto de informações que no futuro lhes permitam tomar decisões conscientes. Entre essas ações destacam-se as sessões de esclarecimento para alunos do ensino secundário, procurando informar sobre noções básicas de economia e finanças, ou o lançamento do livro de contos infantis e histórias tradicionais “Era uma vez no Mundo da Poupança”, cujo objetivo principal é transmitir às crianças conceitos como a poupança, a importância do dinheiro, a solidariedade e entreajuda.

A intervenção do Cetelem terá lugar durante a tarde de 26 outubro, na Universidade de Aveiro.


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt