MÚSICA

Rui Oliveira - Querida Europa
Rui Oliveira - Querida Europa
dia 18 de Maio pelas 23h00

Performas Teatro Avenida - Café Concerto


O cantor Rui Oliveira convida músicos de diferentes proveniências para no palco do Performas celebrarem a música de identidade europeia.
Nas suas aventuras em constantes viagens, sempre trabalhando com os músicos dos locais por onde, passa desenvolveu a vontade de partilha de diferentes sensibilidades e formas de interpretar a música do cancioneiro europeu.

FICHA ARTÍSTICA
Rui Oliveira: voz, guitarra, percussão
Alexandre Lau: som
Convidados, a definir

BIOGRAFIA
Versão curta:
Rui Oliveira, acompanhando?se á guitarra, canta por todo o mundo persistindo em fazer da sua vida uma aventura.
Deslocando-se e dormindo na sua velha carrinha fez espectáculos na Eslovénia, Croácia, França, Espanha, Itália, Grã?Bretanha, Líbano e Finlândia. Os músicos que conheceu e com quem partilhou o palco nessas viagens foram os seus grandes professores.
É cantor profissional desde 1997. Desde então produz os seus espectáculos ao vivo e participa como cantor e instrumentista em outros projectos: ANDARILHO, CANÇÕES DO FADO, FADOS A PRETO E BRANCO, FADO solo.

Versão longa:
1974 Nasce em Aveiro (Portugal).
Em 1991, seguindo os passos de José Afonso (músico natural de Aveiro), matricula-se em Coimbra no curso de Filosofia que conclui em 1995. Nessa cidade tomou contacto com o Fado e a Balada de Coimbra fazendo os primeiros espectáculos ao vivo acompanhando?se á viola.
Terminado o percurso académico na UC faz a primeira de muitas viagens trabalhando como músico. Deslocando-se e dormindo na sua velha carrinha fez espectáculos na Eslovénia, França, Espanha, Itália, Grã?Bretanha, Líbano e Finlândia. Os músicos que conheceu e com quem partilhou o palco nessas viagens foram os seus grandes professores.
De 1998 a 2000 habitou o bairro de Alfama em Lisboa e frequentou a “escola” do fado vadio e bairrista.
É cantor profissional desde 1997. Desde então tem produzindo espectáculos ao vivo e participado como cantor e instrumentista em outros projectos.
Produziu e participou nos espectáculos “Andarilho”, “Canções do Fado”, “Fados a Preto e Branco”,”Saudades de Coimbra”, “Filhos de Abril”, “Lisboa á Noite”, “Ligado á Corrente”, “Jazz Hot&Cool”, “The Jobim Songbook” “ com a colaboração de músicos de toda a Europa: Joaquim Teles (Quiné), Acácio Salero, Alberto Jorge, Miguel Calhaz, Chico Cardoso, Ricardo Parreira, Armindo Fernandes, João Martins (POR) Robin Hevness, Anthony Weeldon (GB), Andrea Taranto (IT) Gerónimo Maya, Mú, Pedro Esparza (SP), Vasko Atanasovski, Vesna Zornik, Metod Banko (SLO) entre outros.
Como cantor convidado participou nos espectáculos: “Sonhar Flamenco” e “Alma Ibérica” de Raquel Oliveira, (Flamenco) “Amizade Big Band”, “Swamp Big Band” e “Novos ventos” Orquestra saxophones ESMAE (Jazz).
Em 2005 grava o CD Chão do Rio com Joaquim Teles (Quiné) na bateria e Pedro Joel no Contrabaixo.
Depois de inúmeras viagens em que actuou em Salas de Espectáculo, Cafés Concerto, Bares, Ruas e Travessas e por todo o sul da Europa, o cantor aveirense percorre actualmente o país com os espectáculos ANDARILHO e CANÇOES DO FADO.
Tem como inspiração “a vida aventureira daqueles que não param nunca a caminhada, mesmo sentados”.

Mais informações: www.facebook.com/ruioliveiramusica


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt