CONFERÊNCIAS

Ciclo de Conferências “Aveirenses Ilustres”
Ciclo de Conferências “Aveirenses Ilustres”
dia 21 de Janeiro

Auditório do Museu da Cidade (Rua João Mendonça, 9/11)


No âmbito do terceiro Ciclo de palestras sobre aveirenses ilustres, esta quinta-feira terá lugar a sessão com homenagem a Fausto Matos Melo Ferreira que contará com as intervenções da sua filha Maria Celeste Pinheiro e de Gaspar Albino.

Fausto Matos Melo Ferreira: Aveirense por adopção, investigador de verbo truculento, grande interventor cívico pela defesa da cidade, colaborador de diversos eventos e de todos aqueles que se interessavam pelos seus saberes e pelos seus arquivos, elemento integrante de várias Comissões, nomeadamente da Comissão de Toponímia, colaborador do Pasquim – Boletim informativo da Associação Cultural Confraria Gastronómica de S. Gonçalo de Aveiro, coleccionador incansável de livros (de Oliveira Martins, Ferreira de Castro e Camilo Castelo Branco), jornais (Litoral, Lutador, Companha, Jornal de Aveiro, Regionalista), fotografias, postais alusivos à cidade e às suas personalidades, gravuras e artigos de imprensa alusivos a Aveiro, possuidor de uma das maiores e mais completas bibliotecas sobre Aveiro, referentes aos últimos 70 anos e incontornável figura co-autora do livro “Ruas Que São Gente”, que um dia quis armazenar o cheiro da nossa Ria e vendê-lo em frascos, aos ausentes que sofriam por saudade da nossa terra.

Este ilustre nasceu em 1922, em Estarreja e faleceu a 5 de Maio de 2002, em Aveiro. Viveu no Brasil de 1924 a 1931. Fez a instrução primária, que concluiu em 1934, na escola do Museu de Aveiro e ainda nesse mesmo ano entrou para o Liceu José Estêvão, onde foi aluno de Ferreira Neves. Frequentou também o colégio de Estarreja. E estudou piano. Foi furriel miliciano durante três anos, durante a 2ª. Grande Guerra Mundial. Após o fim da guerra trabalhou no Centro de Abono de Família, sediado na antiga casa de Magalhães Lima e como guarda-livros sucessivamente na firma aveirense Silva Gomes & Cª., Lda; na Artibus; no João Nunes da Rocha; na empresa fabril da Figueira; nas firmas aveirenses Scalabis, Pedrosa & Tavares e Dankal.

Fausto Ferreira dá o nome a uma das artérias da cidade, na freguesia da Vera-Cruz.


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt